Arte Erótica-Parte 02

 Abaixo, estão vários links relacionado a Postagem Erotismo. Ao clicares em cada link, tu serás direcionado à aquela postagem.

Fonte: Wikipédia.

Escultura

 Fontes escritas não são suficientes para conhecer uma cultura.  Os objetos que nos dizem sobre sua vida diária são essenciais quando nos imergimos no passado e colocamos voz, cor e luz em histórias perdidas. Por essa razão, apesar da abundante literatura que preservamos dos gregos e romanos, apenas a arte erótica de ambas as civilizações, extraída pela arqueologia das entranhas da terra, nos ajuda a conhecer melhor os costumes sexuais de nossos antepassados ​​mais diretos, e permite-nos, por sua vez, recuperar o legado fantástico de um povo que sabia viver dado ao prazer saudável de satisfazer os seus sentidos.
  Mal imaginaram os habitantes da alegre Pompeia e Herculano, naquela esplêndida manhã do final de agosto (79 dC), que o Vesúvio os enterrou sob camadas implacáveis ​​de lava e cinzas, que mil e setecentos anos depois uma civilização puritana e moralista. ele ficaria chocado ao descobrir os objetos da natureza erótica que os serviam para consolo e alegria. Conta C. W, Ceram, em "Deuses, túmulos e sábios" que por volta de 1760, quando os primeiros achados arqueológicos deste tipo começaram a emergir das entranhas da terra, o rei Carlos de Borbón "de idéias mesquinhas e surpreso diante de um escultura que representava um sátiro emparelhado com uma cabra, ele enviou todas aquelas obras imediatamente para Roma e trancou-as ". Os professores ingleses da era vitoriana tiveram uma reação semelhante e preferiram não mostrar a seus alunos as estátuas nuas dos grandes escultores gregos e romanos, desde que não corram o risco de pervertê-los, mesmo que seus discípulos permanecessem com essa lacuna em seu aprendizado. . Eles também sofreram dos filósofos inteligentes e eruditos que, confrontados com as numerosas cerâmicas encontradas na Grécia desde o período Arcaico (800-480 aC) com cenas explícitas de pederastia, foram forçados a combinar sua admiração com grandes filósofos gregos como Sócrates. ou Platão, com a ideia de que ambos fizeram sexo com jovens.
  E uma coisa era descobrir nos monumentos da Índia que os orientais eram bem versados ​​em posições sexuais, e outra bem diferente era reconhecer que nossos antepassados ​​mais diretos adoravam beleza e erotismo sem qualquer modéstia, além de praticar pedofilia. . Nossa mentalidade judaico-cristã , que considera o sexo como algo pecaminoso, significa que ainda hoje, embora cada vez menos, objetos com representações eróticas do resto são separados em alguns museus para não ferir a sensibilidade de certos visitantes. E, no entanto, é impossível abordar os costumes e a psicologia de civilizações passadas, como as gregas e romanas, sem levar em conta as cenas eróticas refletidas em todos os lugares, tanto em utensílios cotidianos, vasos, pratos, lamparinas ou espelhos, quanto em estátuas e objetos de culto religioso. No entanto, para julgar todo esse material de forma objetiva, é necessário primeiro entender que a sexualidade não era considerada na antiguidade clássica algo pecaminoso e contrário à espiritualidade, como aconteceu mais tarde nas sociedades cristãs. Pelo contrário, foi canalizado em diferentes formas de expressão e tratado com humor e bom senso.
 Em segundo lugar, nem todos os objetos ou estátuas greco-romanas com motivos eróticos se destinavam à excitação sexual. Precisamente, muitas das razões obscenas para os primeiros pesquisadores estão, na verdade, relacionadas às crenças religiosas do mundo clássico. Como em muitas outras culturas da época, o culto às divindades da fertilidade, ao qual era representado com ostentação de símbolos sexuais, tinha uma importância especial nas religiões grega e romana. Assim, o sátiro que escandalizou Carlos de Borbón não passava de um deus arcádico Pan, o espírito vital da natureza e da fertilidade, adorado pelos pastores e agricultores argivianos. Algumas das peças mais notáveis ​​são em romanos, mas foram recuperadas nas escavações de Pompeia do século XVIII. Walter Kendrik estudou os problemas que eles colocaram e a influência decisiva que eles tiveram na conceituação contemporânea do erótico e do pornográfico . Dezenas de esculturas eróticas datadas do século X também foram encontradas na aldeia de Baidyanath, no distrito de Kaimur , na Índia .
  1. Museu Arqueológico Nacional de Nápoles: Pão e uma cabra (Herculano) e Vênus calipigia .
  2. Baixos-relevos em templos, monumentos e casas particulares.
  3. Vasos, huacos , oferendas votivas e amuletos.
  4. Jóias: medalhões, relógios, esmaltes.