Erotismo nas Religiões

 Abaixo, estão vários links relacionado a Postagem Erotismo. Ao clicares em cada link, tu serás direcionado à aquela postagem.

Fonte: Wikipédia.
 Nas religiões e sistemas de crenças, o erotismo está sempre presente, embora possa ser encontrado em dois aspectos aparentemente muito opostos: por exemplo, no cristianismo católico, os textos místicos de São João da Cruz e Las Moradas , de Santa Teresa de Jesus. , possui uma retórica cheia de um erotismo sublimado dirigido à divindade , enquanto em outras religiões (como as dos fenícios , mesopotâmios e outros) houve uma prostituição sagrada que atingiu a Grécia clássica. Na Roma Antiga , o contraste entre "luxúria" com abundante arte erótica ou, mais do que entre os gregos, diretamente pornográfico e a severa castidade e virgindade impostas às vestais é notório. Tais antinomias dentro do mesmo sistema religioso também são evidentes no hinduísmo , onde há movimentos promovendo a ascese mais rigorosa em oposição à libidinosa, juntamente com a exaltação da sexualidade, como é o caso do conhecido texto do Kama Sutra ou com as imagens sexuais de templos como os de Suria e Khajuraho .

Erotismo e Fetichismo

 No mundo dos objetos, o erotismo pode ser confundido com o fetichismo , que é a derivação da libido em direção a objetos ou partes do corpo; de tal maneira que a visão ou uma simples imagem real ou mental daquela parte do corpo provoca no fetichista um desejo sexual .

Erotismo Intelectual

 Uma percepção mais intelectual do erotismo leva a questão a áreas em que a ausência dela é suposta; por exemplo, a obra escultural Êxtase de Santa Teresa , de Gian Lorenzo Bernini , que representa o arrebatamento místico com a expressão de uma mulher em estado de êxtase físico. O erotismo é um dispositivo complexo (pois engloba vários componentes do subjetivo e social e da bioquímica à arte ) que gera atração sexual e pode ser adequadamente canalizado para alcançar a plena satisfação do desejo, se não fizer com que outras pessoas se sintam afetado negativamente

Grandes autores, obras-primas ou marcos representativos

 A curiosidade pelo erotismo é um comportamento natural ou inato nos seres humanos. Desde a antiguidade, representações de nus como a Vênus de Milo ou as deusas da fertilidade em muralhas pré-históricas são evidências desse interesse. O nu em representações visuais tem sido constante em todas as culturas.